Veja outros assuntos do nosso blog !

Confere !

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os 10 maiores desertos do mundo

       Ocupando 20% da superfície terrestre , os desertos são caracterizados como áreas isoladas , com poucas chuvas , onde praticamente nenhuma pessoa conseguiria viver por alguns dias . Com pouca vida e com solos pouco férteis , os desertos são marcados pelo clima quente , mas poucas pessoas sabem que os desertos não necessariamente devem ser quentes , podendo ser de gelo . Vamos ver quais os maiores desertos do mundo . 


 1° - Deserto da Antártida 


     
       Em 1° lugar disparado , o Deserto Antártico tem uma área de 14.000.000 km² , sendo muito maior que o Deserto do Saara , o 2° colocado . Está , obviamente , localizado na Antártida , o continente mais frio e mais seco da Terra .



 2° - Deserto do Saara 

Deserto do Saara

       Em 2° lugar está o Deserto do Saara , localizado na África , que tem uma incrível área de 9.065.000 km² , o que faz do Saara o maior deserto quente do planeta , com uma área comparável à  da Europa e a de muitos países continentais , como os Estados Unidos . 

 3° - Deserto da Arábia 

       
Deserto da Arábia


       O 2° maior deserto quente do planeta é o da Arábia , com sua área total de 2.330.000 km² . Esse deserto está localizado em terras da Arabia Saudita , Síria , Jordânia , Omã , Iraque , Kuwait , Qatar e Iêmen .

4° - Deserto de Gobi 


Deserto de Gobi

       Localizado na China e no sul da Mongólia , o Deserto de Gobi ocupa uma área de 1.295.000 km² , sendo do tamanho do estado brasileiro do Amazonas .

 5° - Deserto do Kalahari 

Deserto do Kalahari

       O 2° maior deserto africano é o do Kalahari , localizado no sul do continente africano e que tem uma área de 580.000 km² e está distribuído entre Botswana , Namíbia e uma parte da África do Sul .

 6° - Deserto Arenoso 


Deserto Arenoso

       O Deserto Arenoso está localizado na Austrália e ocupa uma área de 414.000 km² . É também conhecido como Deserto do Oeste .

 7° - Deserto de Karakum 


Deserto de Karakum

       Localizado na Ásia Central , ocupando 70% da área do Turquemenistão , o Deserto de Karakum possui uma área total de 350.000 km² .

8° - Deserto Taklamakan Shamo 


Deserto Taklamakan Shamo

       Localizado na bacia do rio Tarim , na Ásia Central , na China , tem uma área de 344.000 km² e é um dos desertos mais fascinantes do mundo . Considerado o mais perigoso de todos , seu nome significa ''quem vai não volta'' . Além disso , é nele que está o ponto mais baixo da China , a 154 metros abaixo do nível do mar . É o único deserto do mundo que todo o ano tem suas areias cobertas por neve .

 9° - Deserto da Namíbia 


Deserto da Namíbia


       Patrimônio Mundial da Unesco , o Deserto da Namíbia é extremamente fascinante por ser o único deserto costeiro do mundo . Além disso , possui a maior duna de areia do mundo , com 383 metros de altura . Este imenso mar de areia tem uma área de 310.000 km² , o que faz dele o 9° maior deserto do planeta .

10° - Deserto de Thar 


Deserto de Thar

       Está majoritariamente situado na Índia , sendo a região mais árida do país . O Deserto de Thar é o 10° maior do mundo , com uma área de 260.000 km² .


Nenhum comentário: