Veja outros assuntos do nosso blog !

Confere !

sábado, 29 de novembro de 2014

Cruzeiro , o campeão do Brasil em 2014


        Com todos os méritos , o Cruzeiro foi o campeão do Campeonato Brasileiro de 2014 . A raposa fez uma campanha praticamente irretocável , liderando o campeonato de ponta a ponta . Com mais esse título , o time celeste se iguala ao São Paulo . Juntos , esses dois times são os melhores times do Brasil quando o assunto é pontos corridos . Por conta de ser o melhor time do Brasil por dois anos , resolvi falar um pouco sobre esse gigante brasileiro . 

  • Início 

                                         
                                

         Com o nome de Palestra Itália , o Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921 , por imigrantes italianos . As cores do time eram vermelha , verde e branca , em alusão à bandeira italiana . O primeiro grande título importante do Palestra foi o tricampeonato do Campeonato Mineiro , entre 1928 e 1930 . 

      Em 1942 , em plena Segunda Guerra Mundial , o presidente Getúlio Vargas , que já havia declarado guerra aos países do Eixo ( Alemanha , Itália e Japão ) , proíbe qualquer termo ou denominação as nações inimigas . Sendo assim , o clube teve que mudar de nome . Em uma reunião , foi aprovado o nome Ypiranga , em homenagem ao local onde teria sido proclamada a Independência do Brasil . Porém , em uma nova assembleia , foi aprovado o nome de Cruzeiro Esporte Clube , nome que permanece até hoje . Esse nome é uma homenagem ao maior símbolo da pátria , a constelação do Cruzeiro do Sul , e foi sugerida pelo ex-presidente Oswaldo Pinto Coelho .




  • 2° força do Estado e Era Mineirão 

Mineirão em construção
Mineirão ainda em construção durante os anos 60 .
                                               

        Porém , até os anos 60 , o Cruzeiro ainda era considerado como terceira força do Estado , devido ao América , que havia sido decacampeão mineiro nos anos 20 e conquistado mais alguns títulos nas décadas seguintes . Porém , com uma grave crise financeira , o Coelho foi obrigado a fechar sua categoria de base , perdendo vários jogadores talentosos para o Cruzeiro . Entre vários desses jogadores , estava o craque Tostão . 

        O momento para o Cruzeiro crescer não poderia ser melhor . Nesse momento , seu único rival de peso era o Atlético Mineiro . O estado de Minas Gerais agora tinha um estádio gigantesco , que era o Mineirão . E foi nesse momento que o futebol mineiro deixou de ser provinciano , começando a participar dos principais campeonatos nacionais . 


  • Esquadrão de Ouro e o título brasileiro 

Time do Cruzeiro campeão brasileiro em 1966
Time do Cruzeiro campeão brasileiro em 1966
                                              

          Com uma geração de ouro , liderada por Dirceu Lopes e Tostão , o Cruzeiro chocou o mundo ao derrotar o Santos de Pelé ( na época o melhor time do mundo ) , na final da Taça Brasil de 1966 . No 1° jogo , no Mineirão , o Cruzeiro venceu o 1° tempo por incríveis 5 a 0 . No 2° tempo , o Santos inicia uma reação marcando dois gols , mas Dirceu Lopes marca mais um , e o Cruzeiro vence por imagináveis 6 a 2 . Na partida de volta , no Pacaembu , o Santos termina o 1° tempo vencendo por 2 a 0 , mas o Cruzeiro se mostra forte e vira a partida na etapa final , com gols de Tostão , Dirceu Lopes e Natal . Assim , o Cruzeiro faz história , derrota o Santos de Pelé . Deixa de ser a 2° força de Minas Gerais , para se tornar a maior força do Brasil ! 

         Além do histórico título brasileiro em 1966 , o Cruzeiro dominou o Campeonato Mineiro de 1965 até 1969 , se tornando pentacampeão . A dupla Tostão e Dirceu Lopes era considerada uma das melhores do mundo , comparável a Pelé e Coutinho e a Gerson e Jairzinho . 

  • Anos 70 e a conquista da América 

Cruzeiro campeão da Libertadores em 1976
Cruzeiro campeão brasileiro em 1976 .
                                                 

          Durante os anos 70 , o Cruzeiro se manteve como uma das principais equipes do Brasil , sendo vice-campeã do Campeonato Brasileiro de 1974 , perdendo em uma final polêmica para o Vasco da Gama . No ano seguinte , o Cruzeiro foi vice-campeão , perdendo desta vez para o Internacional . 

         Se na principal competição nacional o Cruzeiro não obtinha sucesso , o jeito foi partir para a disputa da Libertadores da América , em 1976 . O grande nome do continente americano nesta época era o Independiente , que era tetra campeão da Libertadores ( 1972 , 1973 , 1974 e 1975 ) . Porém , na final daquela Libertadores , o Cruzeiro enfrentou o River Plate . Na 1° partida , no Mineirão , o Cruzeiro goleou por 4 a 1 , com dois gols de Palhinha , e outros de Nelinho e Valdo . Na partida de volta , o Cruzeiro foi derrotado pelo River por 2 a 1 . Sendo assim , foi necessária uma terceira partida para decidir o campeão da América . Esta partida ocorreu em Santiago , no Chile . Nelinho abriu o placar para o Cruzeiro . Eduardo fez outro gol , porém Más e Urquiza empataram para o River . Tudo estava igual , mas aos 44 minutos do segundo tempo surge uma falta para o Cruzeiro . Nesta época , o Cruzeiro tinha Nelinho , um dos melhores batedores de falta de todos os tempos . Nelinho ajeita a bola e quando se vira para realizar a cobrança , Joãozinho surge e bate a falta no seu lugar , colocando a bola no ângulo , surpreendendo o goleiro adversário . Em um gol homérico , o Cruzeiro quebrava a hegemonia do Independiente e era campeão da Copa Libertadores . 

Palhinha Cruzeiro
Palhinha , um dos grandes nomes da campanha do Cruzeiro em 1976 .
                                

          Na disputa do Mundial , o Cruzeiro perdeu para o poderoso Bayern de Munique , por 2 a 0 . Na época , o Bayern era o melhor time do mundo e tinha grandes nomes como Franz Backenbauer , Gerd Muller , Karl Heinz-Rummeniege e Sepp Mayer . 

        No ano seguinte , o Cruzeiro até que chegou na final da Libertadores , mas foi derrotado pelo Boca Juniors nos pênaltis , depois de três jogos emocionantes . Ainda nos anos 70 , o Cruzeiro foi tetra campeão Mineiro , ganhando o torneio de 1972 até 1975 . 

  • Anos 80 - Época de poucos títulos 

       Durante os anos 80 , o Cruzeiro sofreu uma grave crise financeira . Esta grave crise acompanhou o time durante todo os anos 80 , contribuindo para o fracasso do time nas principais competições . Justificando o fato do Cruzeiro só ter ganho dois campeonatos mineiros no período ( 1984 e 1987 ) .  A equipe celeste começou a sair da crise a partir do ano de 1987 , com o advento das cotas para transmissão de jogos , que começaram a ser pagas pelas emissoras de televisão a partir da Copa União de 1987 . 

  • Anos 90 - A volta da hegemonia regional 
Wilson Gottardo Cruzeiro
Wilson Gottardo levanta a taça mais cobiçada das Américas .
                                     
          Os anos 90 foram os melhores anos da história do Cruzeiro . O clube conseguiu muitos , muitos títulos , deixando o seu maior rival , o Atlético Mineiro , muito atrás nesse quesito . Foram vários títulos importantes , como as Copas do Brasil de 1993 e 1996 , Supercopa da Libertadores de 1991 e 1992 , Recopa Sul-Americana de 1998 , e o mais importante de todos , a Copa Libertadores de 1997 . A Raposa ainda conquistou vários outros títulos , como os Campeonatos Mineiros de 1990 , 1992 , 1994 , 1996 , 1997 , 1998 . Ainda tem a Copa Ouro e a Copa Master da Supercopa , ambas em 1995 . A Copa Centro-Oeste de 1999 e as Copas dos Campeões Mineiros de 1991 e 1999 completam a lista de títulos . 

A festa dos jogadores do Cruzeiro com o bi da Libertadores
A festa dos jogadores do Cruzeiro com o bi da Libertadores .
                                         

  • Anos 2000 - A hegemonia continua 
Alex , o grande nome da histórica Tríplice Coroa
Alex , o grande nome da histórica Tríplice Coroa .
                                             

          Nos anos 2000 , o Cruzeiro continuou sendo soberano em Minas Gerais e sendo uma das melhores equipes do Brasil . Nesse período , a Raposa teve o seu auge em 2003 , com a histórica conquista da Tríplice Coroa . 
          O ano azul começou com a conquista do Campeonato Mineiro de 2003 , nesta época disputado em pontos corridos . O destaque do Cruzeiro foi Alex , que foi o artilheiro do time na competição . O segundo torneio a vir foi a Copa do Brasil , competição que o Cruzeiro já tinha experiência , pois já havia vencido três vezes . Na competição mais democrática do Brasil , o Cruzeiro foi soberano . Avançou para a final depois de eliminar o grande time do Goiás nas semi . O adversário da final foi o Flamengo . Em um Maracanã lotado , com mais de 70.000 mil  pessoas , Alex brilhou , fez um golaço de letra , calando o estádio . Um gol histórico . Fernando Baiano ainda empatou nos acréscimos , mas o resultado foi ótimo para o Cruzeiro . No Mineirão , Deivid , Aristizábal e Luisão fizeram três gols em menos de 30 minutos . O Flamengo já não tinha forças perante a máquina cruzeirense . Fernando Baiano ainda fez o gol de honra do Flamengo , mas a festa foi toda do Cruzeiro . 

Exato momento do histórico gol de letra de Alex
Exato momento do histórico gol de letra de Alex .

          Para completar , faltava só o Campeonato Brasileiro . E ele veio , e de forma avassaladora . O Cruzeiro não deu chances para ninguém , somou 100 pontos , 13 a mais que o Santos de Robinho e Diego . Durante a campanha do Cruzeiro , participaram Gomes , Maicon , Maurinho , Cris , Luisão , Edu Dracena , Leandro , Maldonado , Augusto Recife , Felipe Melo , Wendell , Zinho , Martinez , Mota , Ariztizábal , Deivid , Márcio Nobre e ele , o craque Alex .

            No ano de 2004 , o Cruzeiro quebrou mais um recorde no Brasil , ganhando pelo menos um título por temporada durante 15 anos ( 1990 a 2004 ) . O feito só foi quebrado em 2005 , quando o surpreendente Ipatinga foi Campeão Mineiro . Ainda nesta década , o Cruzeiro foi Campeão Mineiro em 2006 , 2008 e 2009 . Ainda no ano de 2009 , o Cruzeiro chegou na final da Copa Libertadores . A Raposa chegou muito perto do título , mas levou dois gols em pleno Mineirão , sofrendo a virada e ficando com o vice da competição continental . 


Cruzeiro perde a Libertadores em casa
Cruzeiro bem que tentou , mas perdeu a Libertadores em casa .
                               



  • Década de 2010 - A Década dos times mineiros 
Éverton Ribeiro com a taça do Brasileiro de 2013
Éverton Ribeiro com a taça do Brasileiro de 2013 . 

          No ano de 2010 , o Cruzeiro foi vice-campeão Brasileiro , perdendo o título para o Fluminense . Porém , o clube se tornou bicampeão brasileiro , graças ao reconhecimento da CBF do título de 1966 da Taça Brasil . 

           Nos anos 2011-2012 , ocorre um destaque para o quase rebaixamento do clube para a Segunda Divisão , se salvando na última rodada , quando humilhou o seu rival , ganhando o jogo por 6 a 1 . 

        Mas no ano de 2013 as coisas mudaram para o Cruzeiro . O time Celeste não estava muito convicto no Campeonato Brasileiro , mas surpreendeu muita gente e mostrou ao Brasil o bom futebol de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart . Nesse brasileiro , dominado pelo Cruzeiro , se tem ainda como destaque os meias Willian e Júlio Baptista , o atacante Dagoberto , o goleiro Fábio e o volante Nilton . 

     
Base do Cruzeiro campeão Brasileiro em 2014
Base do Cruzeiro campeão brasileiro em 2014 .
                                             

          A expectativa para o ano de 2014 era a Copa Libertadores . Porém , a raposa decepcionou e fez uma campanha fraca na principal competição internacional . No Campeonato Mineiro , o Cruzeiro foi campeão em cima do arquirrival Atlético Mineiro , conquistando o título com dois empates . Chegou ao Campeonato Brasileiro como um dos favoritos e não decepcionou . O bom time de 2013 ainda foi melhorado , com a chegada do atacante Marcelo Moreno , dos meias Marquinhos e Marlone e do zagueiro Dedé . Destaque também para Lucas Silva , que jogou muito durante o campeonato . O Cruzeiro até tomou alguns sustos , como quando perdeu para o vice São Paulo , mas a diferença entre o primeiro e o segundo sempre foi relativamente longa , fator que permitiu ao Cruzeiro o título brasileiro com duas rodadas de antecedência , ganhando do Goiás no Mineirão . 

Gol de Ricardo Goulart
             Gol de Ricardo Goulart . O meia teve atuação decisiva na conquista do bicampeonato brasileiro .

            O ano poderia ser ainda mais fantástico para o Cruzeiro . Três dias após a confirmação do título brasileiro , a Raposa enfrentou seu arquirrival Atlético Mineiro , em uma histórica final da Copa do Brasil . O time celeste até tentou , mas o cansaço e a motivação do Atlético não permitiu que o Cruzeiro conquistasse sua segunda tríplice coroa . 

            Torcida do Cruzeiro na final . A perda do título para o rival não apaga o excelente ano do Cruzeiro

Nenhum comentário: