Quarta-feira , 26 de Novembro de 2014 , um dia histórico . A Capoeira é declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade . A Capoeira expressa a história da resistência negra no Brasil , durante e após a escravidão . Seu reconhecimento como patrimônio reforça o valor desta herança cultural afro-brasileira , disse a UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação , a Ciência e a Cultura ) .
Sendo assim , vamos ver sobre a história desta lendária arte marcial ( ou dança ) , desde as suas origens no Brasil Colonial até o reconhecimento mundial na atualidade .
- O Início
A Capoeira chega ao Brasil no século XVI , no Brasil Colonial . Ela veio de escravos africanos , que vieram de Angola . Neste país africano , muitos negros faziam danças ao som de músicas .
Como os senhores de engenho proibiam a prática de qualquer tipo de luta , os escravos africanos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas , adaptando a um tipo de luta . Assim surgia a Capoeira , como uma arte marcial disfarçada de dança .
Essas lutas costumavam ocorrer em campos com pequenos arbustos , chamados na época de capoeira ou capoeirão . Do nome do lugar , surgiu o nome da luta .
A Capoeira ficou proibida no Brasil até o ano de 1930 , pois era vista como violenta e subversiva . Os policiais recebiam recomendações de prender os capoeiristas . Essa perseguição com a capoeira durou até 1930 , quando o lendário mestre Bimba apresentou essa luta para o então presidente brasileiro , Getúlio Vargas . Getúlio gostou tanto que transformou a Capoeira em esporte nacional brasileiro .
- Estilos de Capoeira
A Capoeira possui três estilos . Eles se diferenciam pelo ritmo musical de acompanhamento e pelos movimentos . O estilo mais antigo , praticado no Brasil Colonial , é a Capoeira Angola , que é caracterizado pelo ritmo musical lento , golpes jogados mais baixos ( próximos ao solo ) e muita malícia . Depois surgiu o estilo Regional , que possui a malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos , ao som do berimbau . Os golpes são rápidos e secos , sem acrobacia . Por último temos a Capoeira Contemporânea , que mistura um poucos dos dois primeiros estilos . A Capoeira Contemporânea é o estilo mais utilizado na atualidade .
Segundo a Confederação Brasileira de Capoeira , a graduação básica adulta ( a partir de 15 anos ) é a seguinte :
- Iniciante: sem corda ou cordão
- Batizado: verde
- Graduado: amarelo
- Avançado: azul
- Intermediário: verde e amarelo
- Adiantado: verde e azul
- Estagiário: amarelo e azul
Graduação avançada - Docente de capoeira
- Formado: verde, amarelo e azul - 5 anos de capoeira - idade mínima 18 anos
- Monitor: verde e branco - 7 anos de capoeira - idade mínima 20 anos
- Instrutor: amarelo e branco - 12 anos de capoeira - idade mínima 25 anos
- Contramestre: azul e branco - 17 anos de capoeira - idade mínima 30 anos
- Mestre: branco - 22 anos de capoeira - idade mínima 35 anos
- Curiosidades
- O gol de bicicleta , utilizado no futebol , teve influência dos movimentos de capoeira .
- O frevo é uma mistura da capoeira de Angola com dança Russa .
- É comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista .
- A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008 .
- No dia 26 de novembro de 2014 , a UNESCO declarou a roda de capoeira como sendo patrimônio imaterial da humanidade .
Nenhum comentário:
Postar um comentário